Sobre
A Santa Casa da Misericórdia da Calheta (Madeira) foi fundada em Outubro de 1535 por Alvará Régio de D. João III e por um grupo de pessoas nobres da Vila da Calheta com o propósito de satisfazer diversas carências sociais e de proteger e apoiar os mais frágeis.
Ao longo da sua existência, devido a razões económicas, sociais e políticas, a Misericórdia da Calheta passou por diversas fases, com períodos de dinamismo e outros de estagnação.
Um dos períodos de atividade ocorreu em 1990, quando voltou a assumir o seu papel de instituição de solidariedade social e foram então eleitos os seus órgãos sociais. Em 1996 foi concluído um ambicioso projeto constituído por três edifícios destinados a Lar, Centro de Convívio e Sede Social.
Ao longo dos anos, a Santa Casa tem prestado apoio social às pessoas mais carenciadas da Calheta, em particular às pessoas mais idosas, dado que este concelho tem um elevado índice de envelhecimento.
A Misericórdia da Calheta, emprega mais de 150 pessoas e presta apoio a 900 utentes em todo o concelho através das diversas respostas sociais e serviços:
- ERPI Nossa Senhora da Estrela;
- ERPI Nossa Senhora da Conceição;
- Centro de Convívio;
- Centro Social do Pinheiro;
- Serviço de Apoio Domiciliário (SAD);
- Serviço de Fornecimento de Refeições ao Domicílio (SAD Refeições);
- Serviço de Lavandaria Social;
- Unidade de Apoio Integrado ao Domicílio (UAID);
- Serviço de Medicina Física e de Reabilitação;
- Loja Solidária